domingo, 31 de janeiro de 2010

DIA DO MÁGICO - I


DOM BOSCO * O SANTO DA GENTE NOVA PADROEIRO DOS ILUSIONISTAS Nascido em 16 de agosto de 1815, na Itália, São João Melchior Bosco, popularmente conhecido como dom Bosco, era padre e educador, tendo desenvolvido a educação infantil e juvenil, além do ensino profissional.

É o fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos), co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos.

Foi canonizado em 1º de abril de 1934 pelo Papa Pio XI, sendo o padroeiro dos jovens e aprendizes.

São João Bosco, foi eleito patrono dos ilusionitas, por iniciativa de R. Olivaux (TREBORIX) e os mágicos franceses celebraram pela primeira vez, o dia do seu Santo, na Igraja de S. Fancisco Xavier, em Paris.

No Congresso Nacional de Ilusionismo, realizado em 1953, em Segóvia, S. João Bosco foi proposto pelo amador Padre CIURÓ e aceite pelos espanhois, como seu patrono.

Em Portugal, o Santo é festejado a 31 de Janeiro desde 1957. Algumas vezes não incluiram cerimónias religiosas, mas constituiram sempre uma demonstração de convívio e amizade e foram pretexto para para exibição de efeitos mágicos.

O brasileiro « Taburikan » director de " Cadernos Mágicos ", sugeriu que o dia 1 de Abril, data da canonização do Santo, fosse considerado " Dia do Mágico ". A sugestão foi aprovada na Assembleia legislativa do Estado de Guanabara, em 6 de Abril de 1967.

Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.

Magicordialmente,Ruy Texas

COm este resumo, simbòlicamente presto a minha homenagem ao nosso Padroeiro DOM BOSCO.

Aos que gostaram de ler, transcrevo o texto que em tempos publiquei neste Forum, para assinalar esta data que nos é tão querida.
FONTE: Forum Mágico Amador http://www.magicoamador.com.br/forum/

Nenhum comentário: